Ateísmo NÃO é discriminado no Brasil

       Se você não acredita em divindades, não se preocupe, não há o que temer em assumir esta posição perante a sociedade brasileira. A afirmação parte da experiência pessoal do autor deste texto, do alto dos seus 30 anos de vida, ateu "desde criancinha".

       Da infância à juventude, vivi em um dos estados mais religiosos do Brasil, onde, segundo pesquisas, praticamente 100% da população crê em divindades http://www.ceris.org.br/antigo/pesquisa-religiosidade-piaui.html ao passo em que jamais escondi minha condição de não-crença, a quem quer que seja, e isso porque convivi muito com gente dos mais variados credos, pertencentes desde a Igreja Católica, Evangélica até a Umbanda, ao qual sabiam de minha condição, mas ao invés das críticas, pelo contrário, eu recebia mais e mais convites para integrar suas instituições.

       Nunca, NUNCA ao longo de minha vida sofri qualquer discriminação ou indiferença, e a isso atribuo principalmente o meu respeito as crenças alheias. Por muitas vezes já até baixei a cabeça humildemente em momentos de oração, porque por mais que aquilo pra mim não valha nada, eu me sentia parte de algo bom, sentia que aquela era a forma daquelas pessoas me desejarem o bem, e a elas muito agradeço por isso. Que Deus lhes abençoe.

Obs.: Deixo meu total repúdio a instituições como a ATEA, que dizem representar Ateus e Agnósticos, mas que na verdade através de suas infelizes atitudes e de seus constantes desrespeitos á fé alheia, infelizmente terminar por atingir o contra-objetivo de passar uma imagem cada vez mais negativa de pessoas como eu. Instituições como essa não me representam. A ATEA não me representa. Pro Inferno, ATEA!



Atualizando: já estou devidamente vetado nas páginas da ATEA. Dizem querer o debate, mas fogem e censuram na primeira contestação. Para essa gente, é bem mais fácil chamar a atenção se fazendo de vítima, criando problemas pra vender soluções. Eu não caio nessa!

11 comentários:

  1. Muitos que se dizem ateus, não são ateus, são ideologizados! Tem sido interessante para mim conhecer ateus que se interessaram sobre economia liberal/capitalista e não se sentem minimamente representados pela ATEA, pois quando vão conhecer a história sem o viés marxista, vêem que não foi bem assim! E não deixam de ser ateus!!!!!!
    Gostaria que mais pessoas da mesma posição que você também se manifestassem! Obrigado pelo texto!

    ResponderExcluir
  2. Querido ateu, obrigada pelo texto sincero. Sou cristã e ex-agnóstica, nunca vi problema nenhum em me relacionar com ideologias e crenças diferentes da minha, a grande questão é o respeito, esse sim, se faltar falta tudo.Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Não é porque você nunca foi discriminado não quer dizer que não exista preconceito contra ate, procure saber sobre o caso do gaúcho ateu!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa! Afirmar algo com base em experiência própria não considero uma verdade empírica. Como no meu caso, que sempre sou discriminado e "atacado" verbalmente principalmente pelo meu irmão mais velho, pastor evangélico.

      Excluir
  4. Cara, sem querer querendo e com boa intenção você foi um jacu! Parece que pensou sobre a questão de modo muito pequeno e privada ainda! Ou os dois (mais provável). Pense nas consequências... affff.. acho que já deu para entender.

    ResponderExcluir
  5. O mais interessante é o argumento utilizado pelo autor da matéria para sustentar o que ele escreveu: experiência pessoal. Ou seja, já que ele nunca sofreu preconceito, automaticamente, nenhum outro ateu sofreu.

    Tenho amigos negros que nunca foram vítimas de preconceito. Segundo a linha de raciocínio do autor, racismo também não existe!

    Talvez o responsável pelo artigo, até tenha boa intenção, mas esta publicação foi no mínimo superficial.

    ResponderExcluir
  6. Me desculpe pela crítica, mas discordo do seu texto. Somente pelo fato de você nunca ter sofrido preconceito ou nunca o ter presenciado, não significa que ele não existe. Preconceito religioso existe SIM no Brasil e os que mais sofrem são religiões de origem africanas, como o candomblé e umbanda, descrentes(ateus/agnósticos), e outras diversas minorias. E tal preconceito acontece em diversos setores da sociedade, como mercado de trabalho e até mesmo em escolas que deveria ser um local de aceitação de diversas culturas.

    Mas em uma coisa eu concordo com o autor, também não gosto da ATEA. As postagens deles são, muitas vezes, ofensivas para quem diz sofrer ofensas e preconceito. Além disso, eles pedem contribuições aos associados, e são pouco transparentes quanto ao uso da contribuição. Não sou associado, nem os sigo no facebook.

    ResponderExcluir
  7. Quem escreveu esse texto não é ateu e sim um boçal,como todos seus leitores acéfalos.Só rindo de tamanha ignorância.

    ResponderExcluir
  8. Penso ser uma questão de personalidade. Há pessoas que expõe e impõe suas opinões, independente se foram solicitadas para tal. Sejam ateus ou cristãos. Às vezes a típica contra-argumentação fundamentada em emoções raivosas desencadeia o preconceito, a discriminação e até a violência. Um ateu como você pode não sofrer tantos ataques por não ser um militante, não expôr sua opinião sempre ou até mesmo por se calar conscentindo com as idéias cristãs e isso faz com que você se mantenha imune ao preconceito de religiosos. A ATEA pode não estar fazendo seu papel da melhor maneira para representar os incrédulos, porém ela é polêmica quando satiriza o sagrado e expõe aquilo que pensa e isso, claro, vai gerar um ataque de ódio contra ela.
    Sua opinião é baseada na experiência pessoal. Talvez se houvesse uma pesquisa nacional sobre esse assunto teríamos um relatório diferente de sua afirmação.

    ResponderExcluir
  9. Isaac, não vejo onde entra a personalidade, o verdadeiro ateu não se preocupa com as coisas de Deus,ele não tem a pretensão de arrebanhar nenhum servo de Deus para o seu rebanho. Ele não se preocupa em provar a não existência de Deus, ele não crê em divindades e pronto. Vivemos um caos social e o verdadeiro ateu entende que as religiões têm sido decisivas na luta contra a violência, indiferente dos comportamentos dos seus lideres. A CF.nos iguala e o verdadeiro ateu não elegerá representante no congresso,sabe porque? porque ele não se considera minoria mas parte de um todo, não se sente discriminado,apenas incomodado pelo assédio de alguns, o que é previsível. Portanto, ele não aceitará cotas de coitadinho em cursos e concursos,pois ele não o é enquanto ateu. Respeito a sua manifestação enquanto militante de instituições políticas que nos elegeu como o combustível capaz de conduzi las ao objetivo previamente traçado, mas como ateu a sua manifestação não merece prosperar. Não somos os primeiros ateus do mundo e devemos aprender com povos de nações como Suécia e Japão que possuem respectivamente o maior percentual e maior número de ateus do mundo e ao invés de blá,blá,blá procuram viver em harmonia. Um abraço.

    ResponderExcluir